Kati
ASPECTOS ATUAIS SOBRE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR POR CLOSTRIDIUM BOTULINUM.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
---RESUMO---
O botulismo é considerado uma das doenças mais graves conhecidas no mundo. É uma doença microbiana rara e agressiva, causada pelo agente Clostridium botulinum, encontrada em alimentos em conserva ou enlatados sem os devidos cuidados sanitários. A toxina botulínica liberada pela bactéria apresenta tropismo por células nervosas motoras, desencadeando desde sintomas gastrintestinais a paralisias musculares, podendo levar o indivíduo intoxicado a morte. O presente artigo desenvolverá conhecimentos teóricos atuais referentes ao botulismo de origem alimentar.
INTRODUÇÃO
Os microrganismos que circundam nosso meio, assim como nós, necessitam de nutrientes para se desenvolver e perpetuar a sua espécie, entretanto, essa necessidade pode ser prejudicial tanto a seres humanos como aos animais. Através da invasão desses pequenos organismos em alimentos, há uma deterioração e diminuição do tempo de vida útil, tornando-se inviável para utilização nutricional.
O Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, formador de esporos, anaeróbio obrigatório, móvel por flagelos, encontrado no solo, legumes e frutas. É uma bactéria com exigência nutricional diferenciada, apesar de sobreviver sob condições ínfimas.
ASPECTOS GERAIS Uma das toxinas produzidas pelos microrganismos habitantes preferenciais em alimentos de origem industrial ou provenientes da terra é a toxina botulínica, pré-produzida em recipientes enlatados, conservas e embutidos, pela bactéria Clostridium botulinum, que tem como característica importante a capacidade de formação de esporos, um tipo de célula resistente a variações de temperaturas, de pH de aproximadamente 3,5, aos mais diversos tipos de compostos químicos e a presença de cloreto de sódio em quantidades consideráveis.
O Clostridium botulinum foi evidenciado em alimentos como palmito, salsichas, mortadelas, picles,