karoline luiza
Os estudos revelam que regiões que mais se desenvolveram são aquelas onde concentram uma maior quantidade de empreendedores.
O potencial e as habilidades empreendedoras estão latentes em algumas pessoas que manifestam interesse em empreender, quer seja através da criação de uma nova empresa própria, ou mesmo empreendendo inovações e novos negócios para as empresas em que trabalham.
A contribuição ao desenvolvimento econômico e social é dada pelos empreendedores na medida em que criam empregos, geram impostos, fortalecem a concorrência, inovam e produzem riquezas. Por isto são chamados de agentes de desenvolvimento e de mudança.
O empreendedor deve estar motivado pela auto-realização, desejo de assumir responsabilidades e independência e novos desafios. O empreendedor considera irresistível ter esta postura pessoal, estando sempre buscando novas idéias, seguida sempre da ação.
As realizações em sua totalidade constroem a ação empreendedora para as pessoas com capacidade de agir, de tomar decisões para que seus sonhos, visões e projetos transformem-se em realidade, utilizam-se da própria capacidade de combinar recursos produtivos – capitais , matéria - prima e trabalho- para realização de obras, fabricando seus produtos e prestando serviços destinados a satisfazer necessidades de pessoas.
Para que tenhamos uma melhor compreensão das características do comportamento empreendedor estaremos colocando as principais dentro do comportamento assumido.