Karol Trabalho
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado ligado a um hospital materno e (ou) infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista. É uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização dos produtos por ela distribuídos.
É responsabilidade do BLH orientar, executar e controlar as operações de controle, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição. Compete aos BLHs a promoção do Aleitamento Materno.
Os Bancos de Leite Humanos no Brasil começaram a surgir na década de 30 até 1981, quando da implantação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno - PNIAM, não chegaram a constituir um fator de representatividade em Saúde Pública.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
-Coletar leite humano, possibilitando estoque regular a sua demanda;
-Organizar cadastro das doadoras para possibilitar a coleta domiciliar, se possível;
-Distribuição do leite;
-Controle da Autenticidade e das propriedades bacteriológicas do leite, logo após a sua coleta;
-Conservação e Estocagem;
-Propiciar às doadoras e a seus dependentes menores condições favoráveis de atendimento médico, nutricional e social;
-Prestar informações técnico- cientificas à comunidade, visando constituir para o estímulo do Aleitamento Materno. CLIENTELA
Recém nascido prematuro ou de baixo peso;
Recém nascido imunologicamente deficiente;
Recém nascido com perturbação gástrica de origem variada;
Recém nascido alérgicos a outros tipos de leite;
Doadoras de leite
Gestantes, puérperas e nutrizes.
A seleção das doadoras pode iniciar no pré-natal. Todas as gestantes, comprovadamente sadias, por meio de curso ou por orientação das enfermeiras do Serviço de Obstetrícia, são motivadas a doar seu leite, explicando-lhes