karl max
Para Marx, o sistema de produção capitalista, tinha um grande foco que era o lucro, e nele a exploração gerava a mais-valia, horas a mais trabalhadas sem remuneração, e a alienação gerava a mercadoria. Ele estudou direito e filosofia, e foi nesse momento que conheceu Hegel, um dos estudiosos por quem Marx se interessa, porém se decepciona tempos depois.
Quando era editor-chefe da Gazeta Renana, estudou sobre os Junkers -latifundiários- os quais ganharam na justiça sobre possuir quase todos os terrenos, sem que a população menos fortunada pudesse ter algum terreno para si.O jornalismo foi a carreira de recurso a que Marx deitou mão. Mas a sua paixão pelas ideias políticas não lhe permitiam um jornalismo confortável; de modo que todos os jornais que dirigiu eram mal vistos pelo poder político, acabando por agravar a sua situação pública.
A escrita de Marx era extremamente persuasiva. Baseada em argumentos por vezes bastante elaborados do ponto de vista lógico, Marx tinha no entanto uma maneira vívida de os apresentar. A sua retórica era calorosa, mas geralmente desastrosa, violando uma das regras fundamentais da escrita argumentativa: Marx era incapaz de escrever sem insultar uma parte substancial do seu próprio público. Na verdade, Marx tinha uma capacidade especial para fazer inimigos, tendo perdido grande parte do seu tempo a escrever diatribes contra personalidades pardas que só ficaram na história precisamente porque Marx escreveu contra elas.
Apesar da sua extraordinária