karl max
Émile Durkheim nasceu em 1858 em Épinal. Educado segundo a tradição judaica, estuda o hebraico, frequenta escolas de rabinos por tradição familiar, entretanto ele não abraça a vocação rabínica.
Foi um jovem professor de filosofia, trabalhou em uma tese onde relaciona problemas entre os indivíduos e a sociedade. Trabalhador obstinado e professor aplicado, Durkheim lança as bases de uma reflexão sociológica global que era alimentada por suas leituras criticas.
Ele conserva sempre as lições de rigor metodológicas do historiador Numa Denis Fustel de Coulange, que é marcada pelo pensamento dos filósofos neokandinavos.
A escola de aplicava um remédio a injustiça social bem como a imoralidade ou a criminalidade. Não se duvidava que o que estava escrito nos livros era verdadeiro e útil, este acesso as instruções era a promessa de uma vida melhor.
Na obra republicana o essencial era construir um ensino primário no serviço publico ai esta o sentido da gratuidade estabelecida por lei, da obrigação do pai de família que devera enviar seus filhor de 7 a 13 anos a não ser que os mesmos tenham certificado de conclusão de estudos antes desta idade.
Durkheim acreditada da igualdade de todos perante a lei bem como no respeito dos direitos civis e das liberdades politicas, não era de se espantar o gosto de Durkheim pela politica e preocupação com a pedagogia.
Já bem cedo Durkheim mostra um interesse particular pelo socialismo, para sanar problemas sociais ele defende outra opção: fundar uma moral cientifica, o mesmo decide analizar a moral mostrando a diferença entre os preceitos morais filosóficos mais abstratos dos princípios de outras ciências como a biologia.
Ele encontra o principio e a fonte da moralidade na solidariedade social. Pode-se então definir a sociologia como a ciência dos fatos sociais, são maneiras de agir de pensar e sentir, fixas ou não