Karl Marx
Karl Marx nasceu na Prússia em 1818. Cursou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura. Buscou uma vaga como professor na Universidade de Lena, onde não foi aceito, pois era um seguidor das idéias de Hegel, que procuravam analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformação na burguesia da Alemanha.
Em 1843 ele se casa com Jenne, muda-se para Paris onde funda a revista “Anais Franco Alemães”, onde publica os artigos de Engels. Ingressa numa sociedade secreta, mas acaba sendo expulso da cidade.
Em 1848 Marx publica o “Manifesto Comunista”, onde esboça suas idéias sobre luta de classes e materialismo histórico. Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu.
Com ajuda de Engels em 1867 publica o primeiro volume da sua mais importante obra “O Capital“ que sintetiza suas críticas à sociedade capitalista.
Marx morreu em Londres no ano de 1883 com problemas respiratórios
Friedrich Engels nasceu na Alemanha em 1820 e foi um importante filósofo. Engels era de família rica e em 1842 foi para a Inglaterra trabalhar na indústria de tecidos do pai, em Manchester. Ao observar as péssimas condições dos trabalhadores ingleses do século 19 passou a ter uma visão crítica do capitalismo.
Teve contato e identificação com as idéias socialistas aproximando-se de Marx. Engels participou das Revoluções de 1848 na Alemanha, Bélgica e França.
Na década de 1850, Engels forneceu apoio financeiro para escrever “O Capital” e após a morte de Marx, foi responsável por escrever a continuação do segundo volume desta obra e redigir por completo o terceiro.
Engels morreu em Londres no ano de 1895.
Socialismo é uma doutrina política e econômica que se caracteriza pela idéia