karl Marx
RODRIGUES, A. T. Sociedade, Educação e Desencantamento. In: Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, 6ª Ed. p. 51 – 69. Ariela, Tuane. Karl Marx - Max Weber, disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfKHoAC/karl-marx-max-weber___NASCIMENTO>. Acesso em 30 de março de 2015
RESUMO:
De acordo com o livro de Rodrigues, ele escreve sobre a ideias de Marx. Marx é formado em; historia; filosofia ;direito. Ele analisa os pontos da sociologia através da percepção filosófica e histórica. É abordado por Marx, o tema "luta de classes", e fala que o trabalhador esta inserido na sociedade e participa do sistema capitalista, ou seja seria a base de uma sociedade que no qual ele é explorado, e não o explorador diferente ao burguês dono das industrias.
Falando sobre outro ponto e outros sistemas (socialismo e comunismo), que poderia mudar o conceito em exploração e desigualdade que o sistema capitalista exercem sobre as pessoas, de um poder aquisitivo (proletariado), que não se compara com os grandes proprietários e donos de industrias, como os burgueses. O socialismo e o comunismo, coloca mais igualdade entre pessoas, ou até mesmo, pessoas trabalhando juntas em uma empresa e compartilhando por igual os lucros dessa empresa.
INTRODUÇÃO:
Mas questionemos agora, como a sociedade funciona de acordo com que cada individuo está inserido, será que é possível emancipar o homem para que ele possa ganhar força para deixar essa alienação que o sistema empresa sobre ele, com o fim de combater o capitalismo assim saindo por de baixo da grande opressão que o sistema impunha em cada cidadão.
Nesse trabalho vamos abordar os pensamentos sociológicos de Karl Marx. Marx (1818-1883) nasceu na cidade de Trier, na Alemanha. Formou-se em Direito; Filosofia; Historia; nas Universidades de Bonn e Berlim. No qual Marx utilizou os princípios filosóficos e histórico em seu pensamentos sociológicos, para poder elaborar diversos estudos