karl marx
A luta de classes foi o nome dado pelo sociólogo comunista Karl Marx junto com Friedrich Engels para classificar o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia de poderes financeiros maiores e com isso com mais poder na sociedade, e os oprimidos, o proletariado de condições menores, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político. Pretendendo caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico de sempre terem é uma sociedade bem separada de direitos, os mais poderosos e os mais fracos.
INTRODUÇÃO
Segundo Karl Marxe vários outros pensadores como Ricardo e Proudhon, a luta de classes seria a força motriz por trás das grandes revoluções na história. Ela teria começado com a criação da propriedade privada dos meios de produção. A partir daí, a sociedade passou ser dividida entre proprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado), ou seja, possuidores dos meios de produção e possuidores unicamente de sua força de trabalho. Na sociedade capitalista, a burguesia retém a mercadoria produzida pelo proletariado, e o produtor dessa mercadoria recebe um salário que é pago de acordo com a qualificação profissional dele.
Conflitos entre classes sociais com antigos interesses económicos e outros. Conceito central na análise marxista, a luta de classes é específica das sociedades com classes, nas quais o acesso à propriedade, à riqueza, ao poder e a outros recursos é desigual. Até hoje podemos observar esses tipos de separações entre os mais poremos de recursos no topo e os mais necessitados em sua posição mais fraca na sociedade. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de