Karl marx
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 05 de maio de 1818-Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, e atuou como economista, filosofo, historiador, teórico politico e jornalista.
Estudou na universidade de Berlim, e formou-se em Iena, em 1841, com tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epícuro.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade intima durante a vida toda. Foi no ano seguinte, expulso da França.
Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço de teoria revolucionaria que , mais tarde, seria chamada marxista.
Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e dai expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre politica exterior, mas sua situação material esteve sempre muito precária. Foi generosamente ajudado por Engels, que vivia em Manchester em boas condições financeiras.
Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional, desempenhando dominante papel de direção. Em 1867 publicou o primeiro volume de sua obra principal, O Capital. Em compensação, Marx podia patrocinar a fundação, em 1875,do Partido Social-Democrático alemão, que foi, porem, logo depois, proibido. Não viveu o bastante para assistir as vitorias eleitorais deste partido e de outros agrupamentos socialistas da Europa.
Obs: o pensamento de Marx influencia varias áreas, tais como Filosofia, Historia, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Politica, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, Geografia e