Karl Marx
Com pensamentos bastante radicalistas e pertinentes, em plena consolidação do capitalismo industrial que transforma a sociedade no século XIX, as teorias de Marx tem uma grande importância em várias áreas da atuação humana, como a sociologia, a economia, a filosofia e a educação. Muitos de seus pensamentos tiveram várias interpretações, chamadas de “marxistas”, por se tratarem de ideias relativamente revolucionárias, sendo assim o filósofo mais importante de todos os tempos.
Marx entende a sociedade em sua base material, o que explica a história é a luta de classes, a sociedade tem sua estrutura concretizada a partir dos interesses econômicos da classe dominante. Trata-se de uma troca, a classe dominante controla a produção e o proletariado fornece sua mão de obra em troca de um pagamento muitas vezes mísero. Para Marx o capitalismo era “a ditadura da burguesia”, pois a burguesia estruturava a sociedade em seu próprio benefício socioeconômico, porém acreditava na sua autodestruição dando início, no futuro, a doutrina do socialismo, ou seja, nas palavras de Marx “a ditadura do proletariado”, os trabalhadores seriam os governantes da sociedade.
Nos conceitos de Marx quanto à educação seu pensamento era de que se tratava de uma função social para combater a alienação e a desumanização, sendo uma maneira de trazer de volta o desenvolvimento intelectual, físico e técnico do indivíduo para que a classe operária pudesse se erguer, e assim fazendo com que supere a alienação por parte da burguesia capitalista.
Porém era crítico quanto à educação se seu tempo, acreditava que se tratava de um instrumento de