Karl marx
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TEORIAS SOCIOLÓGICAS
KARL MARX
PROFESSORA: HELENA LIMA
DISCENTE: ALINE TARCILA DE OLIVEIRA LIMA
MATRICULA: 11058009401
TURMA: 058 B - TARDE
BELÉM, 06 DE NOVEMBRO 2012. INTRODUÇÃO
Produzi este trabalho de forma clara e precisa, para facilitar o entendimento da obra de Karl Marx, o qual contribuiu muito para o entendimento do modo de produção capitalista e sua influencia na sociedade e no trabalho.
Marx viveu durante seus últimos anos na Inglaterra. Esse fato foi fundamental para a produção da maior obra de Marx: O capital. A Revolução Industrial despontou, desde meados do século XVIII, naquele país, o que o tornou a “forma mais característica”. Os desafios, as contradições ali apareceram em primeiro lugar e ali as respostas foram construídas, antes que em qualquer lugar do mundo. Marx afirma que a Inglaterra é o campo clássico do modo de produção capitalista. Efetivamente, a Inglaterra é a região mais desenvolvida da época.
Suas obras lançaram as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade. Isto trouxe de volta ao centro do debate político e intelectual o tema da desigualdade social, vinculando-o a processos histórico-sociais.
Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas ideias sociais, econômicas e políticas transformaram as nações e contribuiu para o conceito de produção e como essas relações ocorrem e modificam uma sociedade.
VIDA, CONTEXTO SOCIAL E OBRA.
Nasceu em Trier, em cinco de maio de 1818, pai advogado e mãe dona de casa, de origem judaica. Porém, entre 1816-1817, devido ás leis antissemitas em vigor na Renânia seu pai teve de escolher entre a religião e a profissão de advogado, escolheu a profissão. Fez seus estudos secundários em Trier e depois foi para