Karl marx
Principais Obras 1844 - Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel
1844 - Manuscritos Econômico-Filosóficos
1847 - O Manifesto Comunista (obra comum de Marx e Engels)
1867 - Primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital
1885 e 1894 - Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels
A LUTA DE CLASSES
Pretendendo caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Haveria, segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes, como deixa bem claro a primeira frase do primeiro capítulo d’O Manifesto Comunista: A história de toda sociedade passada é a história da luta de classes.
Materialismo Histórico
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).
Materialismo Dialético
Marx apresentava uma filosofia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas da sociedade de classes e as exigências de superação.
O materialismo dialético é uma constante no pensamento do marxismo-leninismo
O Estado não está descolado da sociedade
O Estado é produto das contradições inerentes à própria sociedade
O Estado é a expressão essencial das relações de produção específicas do capitalismo
O monopólio do aparelho estatal, diretamente ou por meio de grupos interpostos, é a condição básica do exercício da