Karl marx
Em 5 de maio de 1818 nasce Karl Marx, na pequena cidade alemã conhecida pelo nome de Trêves. Seu pai, Hirschel Marx, advogado judeu, pôde proporcionar à sua família uma vida nos padrões de classe média.
Sua juventude foi cheia de estudos e uma vida tranqüila dentro da cultura burguesa européia. No entanto, ao terminar os estudos na Universidade, sua vida se transformaria radicalmente.
Na cidade natal, quando ainda era jovem, Marx ficou amigo de um barão, o qual lhe falara sobre o Socialismo Utópico. É a primeira vez que Marx ouve falar na possibilidade de uma futura sociedade sem classes e sem exploração, após isso conhece a filha desse barão casando-se com ela, Jenny, Marx.
Marx Começou seus estudos universitários em Bonn sua pretensão era tornar-se professor de alguma universidade alemã e prosseguir com suas pesquisas sociais. Entretanto, quando se formou, era simpatizante da obra de um filósofo que tinha falecido poucos anos antes Hegel. Marx foi um critico das teses de Hegel, no entanto para sobreviver, torna-se jornalista. Seu primeiro artigo foi um comentário contra a censura e, infelizmente, não pôde ser publicado, na época foi censurado.
Devido à sua capacidade, em pouco tempo já era diretor do jornal Gazeta Renana. Foi como diretor desse jornal que patrocinou um estudo sobre a vida de camponeses que roubavam madeira pertencente ao Estado, em seguida vendendo. Esse estudo provou que os camponeses recebiam um salário baixo, e passavam fome, e por conseqüência roubavam a madeira. Para resolver esse problema de criminalidade, Marx propôs que se aumentassem os salários dos camponeses em vez de prendê-los. O governo alemão não gostou da sugestão e, por isso, fechou o jornal.
Com esse acontecimento, Marx se mudou para França, onde organizava uma revista, que denuncia a repressão do governo alemão contra a cultura e contra os trabalhadores. Essa revista entrou