karl marx
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO - 1ºC
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
PROFESSORA: EMANUELLE CHAVES
PAINEL TEÓRICO II: KARL MARX
1. CONTEXTO HISTÓRICO.
Karl Marx: Alemão, de família Judia, dedicou-se ao estudo do Direito, Filosofia e História.
Dedicou-se ao estudo social a partir da análise econômica: A economia fundamenta as relações sociais.
Analisou com proximidade as desigualdades sócias e econômicas produzidas na Europa no século XIX.
Analisou com proximidade as desigualdades sociais e econômicas produzidas na Europa no século XIX: Revolução Francesa (crise econômica, política e social)
Tece uma forte crítica ao Sistema Capitalista e se coloca a frente dos movimentos operários.
De formação materialista, defende uma Nova Estrutura Social.
2. INFLUÊNCIAS.
2.1 Hegel e o método Dialético: ‘A idéia se desenvolve sobre a base de contradições’.
O homem se desenvolve pelo trabalho, se o homem trabalhar suas faculdades, consegue alcançar e realizar a sua liberdade.
A dialética expressa, pela sua parte, a contradição do mundo existente e, por outra, a necessidade de superar os limites presentes com o propósito de uma realização total e efetiva da liberdade e da infinidade. A realidade, enquanto dialética, está submetida a um processo, é regida e movida pela contradição, encontra-se internamente relacionada (é inter-relacional) e é constituída como oposição de contrários. Assim, cada realidade particular remete para a totalidade, para o todo, e só pode ser compreendida e explicada em relação ao todo. Por isso, Hegel expressa isto de modo breve e preciso na seguinte frase: «O verdadeiro é o todo».
2.2 Economias Política Clássica: Smith e Ricardo: Conceitos como: valor, divisão social do trabalho, acumulação primitiva e mais-valia.
“O valor de um produto se baseia no trabalho que incorpora o mesmo, na quantidade e na qualidade do trabalho que foi requerido na sua elaboração.”
2.2 Socialismo