alimentação saudavel
Compreender a importância de uma alimentação saudável e os distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia.
Conteúdos
Nutrição;
Saúde
Tempo Estimado
Três aulas
Introdução
A reportagem Alternativas à carne vermelha, publicada em VEJA, coloca em foco uma questão cada vez mais presente no dia a dia: a qualidade da alimentação. Nunca se ouviu falar tanto em alimentação saudável. Nos supermercados e lanchonetes são cada vez mais frequentes as opções orgânicas, livres de gorduras trans, modificadas geneticamente etc. Abra o apetite da turma para essa discussão!
Desenvolvimento
1ª aula - as pirâmides alimentares
Proponha que a turma leia a reportagem Alternativas à carne vermelha, publicada em VEJA. Depois da leitura, questione os alunos sobre o que é uma alimentação saudável. Pergunte se a mesma receita funciona para todos.
Para embasar a discussão, mostre à classe o estudo das pirâmides alimentares - esquemas gráficos em que são apresentados os diferentes tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas para que a pessoa tenha uma alimentação saudável.
Apresente aos estudantes duas versões destas pirâmides: uma mais antiga, da década de 1990, e outra mais atual, desenhada em Harvard/EUA em 2005.
Pirâmide antiga (clique para ampliar) Ilustração: ROBLES/PINGADO
Pirâmide atual (clique para ampliar) Ilustração: ROBLES/PINGADO
Peça que os estudantes analisem as duas propostas, comparando-as. A classe deve perceber que a nova pirâmide alimentar faz uma distinção entre tipos saudáveis e prejudiciais de gorduras e carboidratos. As chamadas "gorduras boas" são encontradas em óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de soja, milho) e peixes de água fria - como salmão, truta, sardinha e atum. Conte à classe que elas são muito importantes ao nosso organismo, mas seu acumulo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.