Karl Marx
1 - Explique com suas palavras o que é mais-valia?
Mais-valia é o valor excedente produzido pelo trabalhador, que se encontra além do contrato firmado entre ele e o detentor dos meios de produção. Sendo assim, a mais-valia nada mais é do que o trabalho excedente, ou trabalho não-pago, produzido pelo proletário, através da sua força de trabalho. Força de trabalho esta, que é apropriada ao capitalista, pois torna os custos de produção mais baratos, enquanto aumenta seu lucro.
2 - Qual o conceito de alienação em Karl Marx?
Para Marx, a alienação se encontra na atividade humana prática: o trabalho. O trabalhador é alienado porque não consegue se enxergar no produto que criou, escapando de sua compreensão, a finalidade de sua força de trabalho. Portanto, ele não é capaz de reconhecer suas habilidades e sua capacidade de trabalho no produto final que ele mesmo criou. Antes, vê sua força de trabalho como único meio de fornecer seu sustento e garantir sua sobrevivência. Como já dizia Marx, “a força de trabalho só existe como disposição do indivíduo vivo”. Ele, então, é alienado em relação às coisas e em relação a si mesmo.
3 - Segundo Marx, como se chegaria ao comunismo?
Para Marx, a história da humanidade é história da luta de classes. Ou seja, sempre houve, para Marx, contradições entre os sistemas, que impulsionaram a superação do regime predominante rumo a um novo sitema econômico.
Com o capitalismo não seria diferente. Marx dizia que a superação do capitalismo, necessária para a implatação do comunismo, seria através da ditadura do proletariado. A ditadura do proletariado, seria, para ele, um modelo de transição que teria como função, antes de tudo, alcançar requisitos prévios para a chegada do comunismo, já que estava antecedendo uma importante mudança institucional. Deveria, também, esta ditadura, esvaziar o próprio Estado, tirá-lo o poder de suas mãos, já que este é sempre