Karat
• O caratê é uma arte marcial tradicionalmente japonesa, desenvolvida especificamente na região de
Okinawa, no norte do país.
• Os habitantes desse local sofriam influência direta da cultura chinesa, e uma delas foi a entrada de artes marciais locais, como as práticas do templo Shaolin.
• Foi apenas no final do século XIX que essa arte marcial passou por um processo de revisão de sua forma de ensino, simplificando-a para facilitar o aprendizado. Além disso, houve também a modificação do nome da arte marcial, ganhando finalmente a denominação de “karate”
Karatê no Brasil
Vindo como imigrante do Japão em 1959, mestre Sadamu
Uriu, foi o introdutor do karatê no Brasil e sua história se confunde com a do próprio karatê brasileiro. Sadamu Uriu nasceu em 20 de setembro de 1929 no Japão, em
Fukuoka-Ken, na ilha de Kyushu, na região sul do Japão, situada a aproximadamente 1.500 quilômetros de Tóquio, capital do Japão.
Mestre Sadamu Uriu: O marco inicial do karatê no
Brasil
A chegada oficial do karatê no Brasil ocorreu na década de cinquenta, teve boa aceitação e conquistou espaço rapidamente espalhando-se por todo país. Com um número expressivo de praticantes de Karatê Tradicional, o
Brasil possui nos dias de hoje 22 federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira – CBKT, que tem sua sede na cidade de Curitiba-PR.
Curiosidades do karatê
• Kata: é uma sequência de movimentos
técnicas de ataque e defesa cujo fito é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta. Também é conhecido por "balé da morte". Antes do advento do caratê moderno, e da criação de métodos mais básicos e simplificados de transmissão do conhecimento, a arte marcial era ensinada somente pela prática ostensiva de kata.
• O kata possui outras facetas além do treinamento físico. Cada forma possui, também, um componente psicológico, pois prepara o carateca para um combate real, que busca transmitir valores e pensamentos