Kant e o Esclarecimento
Direito C – Noite – 1203
Filosofia Geral
Nomes: Lorena Floripe Gonçalves da Fonseca e Gabriela Oliveira Pires
QUESTÕES SOBRE KANT
01 – O que significa esclarecimento para Kant?
R. Significa a saída do homem de sua menoridade, pela qual ele próprio é responsável. A menoridade seria a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de outro. Sendo o culpado dessa minoridade o próprio individuo.
02 – Porque o uso publico da razão está em oposição a menoridade de entendimento?
R. Porque a razão vai contra a verdade, a lógica vai sempre contra a verdade, uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa. O quer dizer é que o uso publico da razão é contra a menoridade porque acreditam que menores são "inofensivos”.
03 – Qual a relação entre liberdade e dever para responder a questão sobre esclarecimento?
R. A relação entre o dever e a liberdade envolve a razão prática, que é a liberdade instruída com normas e fins éticos. Ela ajuda a cria-los e introduzi-las na sociedade, ou seja, impõe deveres que independem de nossa vontade e consciência. Obedecer leis morais é obedecer a si mesmo, é assim que nos damos valores, fins e leis de ação moral, assim, somos conceituados para Kant como autônomos.
O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant
Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é esclarecimento?” Segundo Kant, esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Menoridade esta que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. E o culpado dessa menoridade é o próprio indivíduo.
O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento (KANT, 2005. p. 63-64).
Kant afirma que