kant questão estética
Segundo Emmanuel Kant
Índice
Introdução ………………………………………………………………………………………3
Teoria Estética ………………………………………………………………………………...4
Belo ……………………………………………………………………………………….6
Sublime ………………………………………………………………………………….7
Conclusão ………………………………………………………………………………………..8
Bibliografia ……………………………………………………………………………………..9
Introdução
Immanuel Kant, nasceu em Königsberg, a 22 de abril de 1724 e morreu no dia 12 de fevereiro de 1804. Foi filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes. Depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos.
O tema abordado neste trabalho é a Teoria Estética, desenvolvida por Kant. Segundo este, a Estética é indissociavel da Ética e da Natureza. A arte está associada à Natureza e só assim é que podemos falar do Belo e do Sublime. O Gosto é a faculdade de julgar algo, não estando o belo no objeto mas sim no sujeito. Um objeto estético não é agradável, uma paisagem não nos suscita um sentimento agradável, a contemplação estética não nos transmite um sentimento bom. Temos antes um comprazimento da paisagem, ou seja, um sentimento independente de qualquer utilidade, puramente desinteressado, uma “finalidade sem fim” (contemplação sem fim, o fim encontra-se nela própria, não tendo a sua finalidade qualquer fim exterior a ela).
Teoria Estética
A experiência estética ocorre ao nível afetivo do ser humano que capta, através de sensações, os objetos que o cercam, valorizando-os afetivamente, atribuindo-lhes um valor estético, elevando-os do plano da utilidade até ao plano da