KANBAN
Kanban é de origem japonesa com significado literal de registro ou placa visível. O Kanban serve para controle de algo em produção.
Na administração significa-se um cartão de sinalização, para controlar, indicar chegada de uma determinada peça ou a quantidade da mesma. Em produção é colocado sobre a peça para determinar a quantidade feita, podendo até mesmo para controlar quando acaba a produção, ou atinge determinada quantidade desejada. Ou até mesmo, quando acabar a peça, pois não haverá o Kanban dando sinalização, mostrará que se deve produzir mais, se houver necessidade.
Kanban de Produção
Autoriza a produção de determinada quantidade de um item. Os cartões (ou caixas) circulam entre o setor fornecedor e a produção, sendo afixados junto às peças imediatamente após a produção e retirados após o consumo pelo cliente, retornando ao processo para autorizar a produção e reposição dos itens consumidos.
Kanban de Movimentação
Kanban de Movimentação, também chamado de Kanban de Transporte, é o sinal (usualmente um cartão diferente do Kanban de Produção) que autoriza a movimentação física de peças entre o supermercado do processo fornecedor e o supermercado do processo cliente (se houver). Os cartões são afixados nos produtos (em geral, o cartão de movimentação é afixado em substituição ao cartão de produção) e levados a outro processo ou local, sendo retirados após o consumo e estando liberados para realizar novas compras no supermercado do processo fornecedor.O kanban puxa a produção e dita o ritmo de produção para atender demandas.
Bibliográfia
Wikipédia com referências de:
- LOPES DOS REIS, Rui - Manual da gestão de stocks: teoria e prática. Lisboa: Editorial Presença, 2008.
- PACE, João Henrique. O Kanban na prática. Rio de janeiro:Qualitymark, 2003. ISBN 85-7303-4-1-7
- RITZMAN, Larry P. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.