Kaizen
Kaizen, o aperfeiçoamento contínuo, chegou para o mundo ocidental, como parte dos “programas de qualidade”, muitas vezes entendidos pelos técnicos envolvidos
A palavra de origem Japonesa Kaizen: Melhoramento Contínuo. “Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje”, ou seja, esta palavra está ligada a Gestão da Qualidade Total, quer dizer Melhorar Sempre, Aprimoramento Contínuo. KAI = modificar e ZEN = para melhor… Exprime uma filosofia de Vida Oriental. Da mesma maneira que o famoso 5s também tem objetivo pela busca da qualidade total e constantemente melhorada, em outras palavras um aperfeiçoamento dia a dia.
Pode-se dividir o Kaizen em duas partes, uma Técnica e outra Humana:
Técnica – Descobrir e eliminar todas as atividades que não agregam valor ao produto, ou a eliminação total dos desperdícios.
Humana – Total envolvimento de todos na empresa com a pré-disposição para mudanças e novos rumos em processos.
Pode-se dizer que o KAIZEN é uma estratégia de melhoramento que reflete um esforço constante para oferecer produtos melhores a preços menores. Nesta filosofia estão inclusas uma série de técnicas que envolvem a manutenção de máquinas, controle de tempos na produção, controle de qualidade de produtos, sugestões de funcionários, atendimento ao cliente entre outras atividades dependentes do homem, ou melhor, do relacionamento humano.
A filosofia KAIZEN busca trazer os seguintes resultados:
1) Reduzir custos;
2) Eliminar desperdícios;
3) Reduzir o tempo de troca das ferramentas;
4) Aumentar a produtividade;
5) Nivelar a produção;
6) Reduzir o transporte, entre outros.
Fazem parte da filosofia Kaisen eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto (produtos novos), manutenção de máquinas ou ainda, processos administrativos. Além disso podemos lembrar o processo de