Kaizen
Na busca do aperfeiçoamento, diversas empresas estão mudando, para tornar o seu mercado mais produtivo e competitivo. Essa mudança de comportamento se verifica principalmente quando falamos de qualidade. A percepção do comportamento e da evolução de cada segmento de mercado constitui há muito tempo uma imposição a ser observada por qualquer empresa, até mesmo como norma de sobrevivência.
As relações com o público, com as concorrências, aliadas á observação das tendências de aspirações das sociedades constituem o fator principal de ajustes de cada empresa no seu segmento de mercado.
Devido a esta concorrência, os programas de qualidade têm sido muito solicitados em diversas organizações. É como se fosse um pré-requisito. Um diferencial para com as outras organizações.
Definir processos e padronizar procedimentos para introduzir sistemas de garantia da qualidade são atividades fundamentais para a obtenção de um alto nível de aceitação dos produtos e serviços, além de proporcionar um importante crescimento na produtividade e maior facilidade de gerenciamento de rotinas.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da qualidade total para a empresa, para o consumidor e até os funcionários.
1. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
1.1 DEFINIÇÃO DE TQM
Antes de definir TQM é necessário entendermos o conceito de qualidade, que surge através da interação entre produto, cliente e uso. Assim, para associar qualidade ao Gerenciamento da Qualidade Total deve-se ver a empresa como uma coleção de processos. Existem diversas definições sobre este tema e todas elas têm um ponto em comum, onde o TQM é um sistema voltado à satisfação do cliente através da melhoria contínua. Com freqüência surgem nos meios acadêmicos e empresariais novas expressões, interpretadas como descobertas ou inovadoras, mas que na realidade não passam de reformulações dos antigos conceitos, apresentados em expressões inglesas ou até mesmo traduções desse idioma para o nosso.
De acordo com