Kaizen, Set Up e Operário Polivalente
Sumário INTRODUÇÃO 3 2 kaizen 4 3 set up 6 4 operários polivalentes 7 5 house kuping 9 CONCLUSÃO 10 REFERENCIAS 11 qUESTÕES 12 QUESTÕES TESTE 13
INTRODUÇÃO
Esta cada vez mais freqüente a busca pela competitividade entre as organizações. As empresas procuram se destacar mais em relação a suas concorrentes no mercado, seja abaixando seus preços, oferecendo mais garantias. Entretanto, um fator determinante para esta conquista de mercado é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pois um cliente busca sim produtos baratos, mas ele está muitas vezes mais interessado na qualidade dos produtos. Portanto as empresas devem estar sempre buscando a melhoria, visando a qualidade total de seus produtos e serviços.
2 kaizen
É na busca constante pela melhoria que o Kaizen, é aplicado nas empresas. É uma ferramenta essencial de controle de qualidade muito respeitada pelas organizações que as aplicam corretamente e seus resultados são levados realmente a sério.
As atividades de Kaizen envolvem o TQC (Total Quality Control), que, de acordo com os padrões industriais do Japão, para ser executado, é necessário eficazmente a cooperação de todos na organização, incluindo: gerentes, supervisores e trabalhadores em todas as áreas incorporadas, em um esforço totalmente sistêmico e integradas para melhorar o desempenho de todos os níveis, eliminar os desperdícios, minimizar os erros, entre outros.
A metodologia de Kaizen é ser uma estratégia operacional, que se executada corretamente, fornece uma nova dimensão para a competitividade da organização.
2.1 O QUE É KAIZEN?
A expressão Kaizen significa literalmente, MUDE (KAI) pra tornar-se BOM (ZEN). A metodologia Kaizen foi desenvolvida e aplicada pelo engenheiro Taichi Ohno e ficou mundialmente conhecida e respeitada devido a