kacliso

429 palavras 2 páginas
A avaliação psicológica no contexto organizacional é vista como um recurso de análise que auxilia os profissionais na tomada de decisão, especialmente no momento da escolha de um profissional para determinada função/atividade.
Segundo o Art. 13 da Lei Brasileira 4.119/62 a Avaliação Psicológica é uma das atividades exclusivas do profissional Psicólogo, que a utiliza em diferentes finalidades e contextos, sendo que, se tornam basilar e imprescindível no processo de seleção de pessoal dentro do contexto organizacional.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta a Avaliação Psicológica em processos seletivos, definindo-a como um método realizado através do emprego de procedimentos científicos, que possibilitam identificar aspectos psicológicos do candidato, objetivando assim, um prognóstico do desempenho nas atividades referentes ao cargo almejado. Dentre outros aspectos é destacado a necessidade do uso de instrumentos reconhecidos pela comunidade científica e escolhidos com base no perfil do cargo pretendido, obtendo assim, informações a respeito de diferentes dimensões psicológicas do indivíduo, tais como: capacidades cognitivas e sensório-motoras, componentes sociais, emocionais, afetivos e motivacionais da personalidade, atitudes, aptidões e valores.
De maneira geral, cabe aqui lembrar que, uma Avaliação Psicológica não se constitui somente por testes psicológicos, estes fazem parte de uma das etapas do processo, no entanto, ela é constituída por entrevistas coletivas e individuais, podendo ser acrescida por uma dinâmica de grupo, provas situacionais conforme o perfil estabelecido pela área requisitante, além dos testes propriamente ditos, entre outras atividades. Num processo de seleção, as informações obtidas pelo avaliador permitem indicar com maior segurança os candidatos para os cargos específicos, pois, por meio da avaliação, obtém-se um conhecimento do potencial de cada pessoa e sua competência individual, por isso, os testes psicológicos ainda

Relacionados