Justificativa: A SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Este projeto atribui-se a importância da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil, tornando assim seguro o ambiente em que se trabalha. Podemos classificar as causas de acidentes de trabalho como, causas fortuitas, causas materiais e causas humanas. As causas chamadas de fortuitas são aquelas que não estão relacionadas nem a fatores humanos ou técnicos, são eventos raros, relacionados ao acaso e a fatalidades. As causas materiais estão ligadas a questões técnicas perigosas presentes no ambiente, ou ainda defeitos no equipamento. As causas humanas por sua vez são as ações perigosas tomadas pelo próprio homem, tem origem em fatores como incapacidade física ou mental, falta de conhecimento, de experiência ou motivação, stress, não comprimento das normas e dificuldade em lidar com a figura de autoridade.
Quando ocorrem acidentes de trabalho o foco principal é a vida humana, no entanto, os investimentos na função exercida pelo colaborador devem ser analisados, pois vários os fatores que causam prejuízos as empresas, como, falta de investimento em capacitação e maquinário. (RIBEIRO, 2009)
"A vida humana tem certamente um valor econômico. É um capital que produz e os atuários e matemáticos podem avaliá-lo. Mas a vida do homem possui também um imenso valor afetivo e um valor espiritual inestimável, que não se pode pagar com todo dinheiro do mundo. Nisto consiste, sobretudo, o valor da prevenção, em que se evita o valor da perda irreparável de um pai, de um marido, de um filho, enfim, daquele que sustenta o lar proletário e preside os destinos de uma família. A prevenção é como a saúde. Um bem no qual só reparamos quando o acidente e a moléstia chegam." (MARCOS FILHO, 1943)
Em tempos onde se discute a desigualdade social como nos dias de hoje, é inadmissível que o capital prevaleça sobre o bem-estar do trabalhador, no que se refere a sua segurança pessoal. Discutir sobre segurança do trabalho é discutir sobre justiça social, e