033058362291
542 palavras
3 páginas
IntroduçãoA Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e segundo ARAÚJO (1998), está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.
Os acidentes de trabalho têm sido freqüentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, econômicos e sociais.
A Indústria da Construção Civil é um dos setores que mais cresce no país. Paralelamente a isso, é um dos setores que apresenta maior índice de acidentes de trabalho. Dentre as causas mais comuns, estão à falta de qualificação dos trabalhadores, a alta rotatividade da mão de obra e a falta de segurança no ambiente de trabalho.
Importante ressaltar que é um dos setores que mais geram emprego. Entretanto, devido à falta de qualificação de seus profissionais e o descaso de algumas empresas é também, um dos setores com o maior número de acidentes e doenças profissionais.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 03
JUSTIFICATIVA 04
SETORES ENVOLVIDOS 14
CLASSIFICAÇÃO DO PROJETO 15
PÚBLICO ALVO 15
DATAS 15
INVESTIMENTO 16
RETORNO 16
OBJETIVO 17
CRONOGRAMA 18
CONCLUSÃO 19
RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM CALDEIRA 21
REFERÊNCIAS 26
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema foi feita, levando em consideração a segurança e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho na construção civil.
A segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas adotadas para se evitar os acidentes de