Justificativa Te Rica
A diferença de pressão entre dois pontos, situados em alturas diferentes, no interior de um líquido homogêneo em equilíbrio, é a pressão hidrostática exercida pela coluna líquida entre os dois pontos. Uma consequência imediata do teorema de Stevin é que pontos situados num mesmo plano horizontal, no interior de um mesmo líquido homogêneo em equilíbrio, apresentam a mesma pressão.
O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa volúmica do material kg/m3 pela aceleração da gravidade m/s².
Tem como símbolo a letra grega gama ɣ, e é igual ao produto da massa específica pela aceleração da gravidade: ɣ = d.g
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume e a unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³).
Para problemas que envolvem gases e sólidos a expressão matemática utilizada para expressar pressão é dada por:
1 atm = 760 mmHg = 105N/m2.
A unidade de pressão no SI é o N/m2, também chamado de Pascal.
Princípio de funcionamento de um manômetro em forma de U.
Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de um líquido ou de um gás.
A técnica para medir a pressão de um fluido consiste em manter o líquido dentro de um recipiente com duas extremidades que permitam manejar a pressão na entrada e a sua abertura ou fechamento. Nessas extremidades podemos colocar gases ou outros líquidos, dependendo da experiência em questão. De acordo com a altura da coluna de líquido, pode-se estimar a pressão que ela exerce sobre a pressão de entrada (geralmente é a pressão atmosférica) utilizando a equação que relaciona altura e densidade do líquido à