Judaismo
JUDAÍSMO
Palmas-TO
2013
Prof. Ari A. Schulz
JUDAÍSMO
Judaísmo (em hebraico )יהדותé o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas. Originou-se por volta do século XVIII A.C.
JUDAÍSMO
Histórico:
Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (Javé ou Jeová, em português).
JUDAÍSMO
Ensinos:
Tem como crença principal a existência de apenas um Deus , o criador de tudo.
JUDAÍSMO
A
origem do ser humano dentro da teologia judaico-cristã radica no momento da criação, quando Deus criou Adão como sua imagem e semelhança. Esta forma de entender a origem do homem se colocou como predominante desde que o cristianismo se tornou a principal religião do Ocidente.
JUDAÍSMO
Dentro da visão judaica do mundo,Deus é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.
JUDAÍSMO
O Tanach, excetuando alguns pontos poéticos e controversos, jamais faz referência a uma vida além da morte, nem a um céu ou inferno.
JUDAÍSMO
A maioria das correntes crê em uma ressurreição no mundo vindouro (Olam
Habá), incluindo os caraítas, enquanto outra parcela do judaísmo crê na reencarnação, e o sentido do que seja ressurreição ou reencarnação varia de acordo com a ramificação.
JUDAÍSMO
A escritura mais importante é a Torá, que seria o livro contendo o conjunto de histórias da origem do mundo, do homem e do povo de Israel, assim como os mandamentos de obediência à Deus.
JUDAÍSMO
JUDAÍSMO
Literaturas:
Os Talmudes de Jerusalém e Babilônico e respectivos comentários.
Códigos de Lei e Costume Judaicos.
Pensamento e ética