JP ARTES
Serie: 2KM .
Professor: Orion.
- SOM:
- Características.
- Criador.
- Origem.
São os instrumentos que geram as ondas sonoras. Muitos corpos podem servir como fontes sonoras, todavia, há um pré-requisito indispensável para que ele funcione como tal: precisa ser capaz de vibrar. Para que um corpo seja posto em movimento vibratório é imprescindível que exista uma relação bem definida entre duas características importantes da matéria que o compõe: densidade e rigidez.
Ondas sonoras:
O som é um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É energia que se propaga através de ondas, chamadas de ondas mecânicas porque precisam de um meio material para se propagar. Este meio pode ser sólido como a terra, líquido como a água ou gasoso como o ar. Na maioria das vezes, ouvimos sons sendo transmitidos através do ar.
Os meios de propagação são denominados meios elásticos porque são capazes de se deformar com a passagem de ondas sonoras e de restaur sua forma original após a passagem das mesmas. Qualquer meio material que propaga uma onda sonora é considerado elástico.
As ondas, ao se propagarem através de um meio elástico, alcançam o ouvido causando a sensação sonora. O aparelho auditivo humano é sensível a sons cujas freqüências estão entre 20 Hz e 20 kHz. Esta faixa de frequência é conhecida como ESPECTRO DE AUDIOFREQUÊNCIAS. O facto de conseguirmos distinguir os diferentes sons deve-se às suas características, ou atributos:
- Altura.
- Intensidade.
- Timbre.
ALTURA:
Característica que permite distinguir um som agudo ou alto de um som grave ou baixo.
Esta característica está relacionada com o número de vibrações em cada unidade de tempo, isto é, com a frequência de vibração das ondas sonoras.
Assim:
- quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som; - quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.