josé um jovem ético
José era um jovem simples, trabalhador, amável, pacifico, não guardava mágoas e era sincero de coração, pois mesmo sabendo que os seus irmãos não se agradavam muito com a presença dele, ele não se deixava abater, e tentava manter uma boa relação com todos. Isso nós podemos observar quando ele resolveu, mais de uma vez, contar aos seus irmãos o que ele havia sonhado.
Mesmo sabendo que os seus irmãos o odiavam por causa dos privilégios e atenções recebidas da parte do Pai, ele não desanimava e sempre tentava contornar a situação.
Como é o nosso Deus quem sonda os nossos corações, Ele achou graça em José e resolveu abençoá-lo mais ainda. Isso é possível observar pelas promessas que o senhor já havia colocado na vida daquele jovem. Promessas que vieram em forma de sonhos. Deus se comunica com cada um de uma forma muito particular, com José, era por meio dos sonhos.
O episódio do poço simboliza muito bem como os pensamentos humanos são diferentes dos pensamentos de Deus. Aquele episódio que, para nós homens é um sinal de maldição e de abandono, para José foi livramento. Para José foi vida. Pois se ele continuasse ali ao lado dos seus irmãos ele fatalmente iria morrer.
Semelhante ao que tinha ocorrido com o povo de Israel, assim que eles foram libertos da escravidão do Egito eles tiveram que lutar e conquistar durante anos e anos até chegar à terra prometida. Assim