José Francisco de San Martin
Ele não vice-reinado de La Plata foi um dos principais protagonistas dos movimentos independentistas das colônias espanholas na America do Sul que entre 1810 e 1825 se tentaram libertar do domínio desta potencia colonial europeia.
San Martin era conhecido como o “Herói dos Andes”, e libertador do Chile e do Peru do domínio espanhol.
O Chile e o Rio de La Plata, na verdade foram emancipados depois de Chacabuco e Maipu.No norte, os monarquistas expulsos de Bolívar e de Nova Granada e acuado na Venezuela. A frota do Chile dominou o Pacífico e os monarquistas ocupavam apenas Quito e o Peru. Os Governos dos Estados Unidos e Inglaterra estavam começando a mostrar interesse em reconhecer a independência das repúblicas da América do Sul e chegou em Buenos Aires noticias das visões progressistas britânicos sobre o assunto.
Na Espanha é a revolução de Rafael de Riego, que forçou o rei a aceitar a constituição liberal de 1812.
O exército combinado consistia de cerca de 4500 homens, pertencente ao Exército dos Andes e os militares chilenos. O Chefe do Estado Maior Geral foi Juan Gregorio Las Heras e parte Arenales Gerais, o ex-governador de Cuyo, Luzuriaga, Guido Thomas, Jonte Alvarez, Monteagudo Bernardo Garcia e Juan Del Rio. A frota, composta de oito navios de guerra e dezesseis transportes tripulados por marinheiros de 1600.
Em 20 de agosto de 1820 a expedição partiu de Valparaiso sob a bandeira chilena, em meio a rajadas de artilharia e as aclamações do povo e as senhoras de Santiago. Almirante Cochrane liderou a expedição do O'Higgins, enquanto o Libertador e sua equipe navegaram em San Martin.
Em 1808 as tropas de Napoleão invadem a Península Ibérica e o rei Fernando VII de Espanha é feito prisioneiro. Inicia-se a rebelião contra Napoleão e o irmão, José Bonaparte, que havia sido proclamado Rei da Espanha. Estabelece-se uma Junta de Governo que se