Administrativo
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
Belo Horizonte / MG
2012
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
Alunos RA
1 – Valéria Luciana Martins 4300067591
2 – Kellygston Marques Taylor Gomes Martins 3876739137
3 – Mairon Cesar Rocha da Silva 3876758719
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina Teoria da Contabilidade, orientado pela Profª. Eni Aparecida Sivera Bertolini.
Belo Horizonte / MG
2012
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio, e com a evolução dos tempos, as pessoas sentiram a necessidade de buscar mais informações e a cada dia, desenvolver mais técnicas que elaborassem melhor resposta quanto aos seus questionamentos e interesses. Esse estudo ajuda a melhor compreender essa teoria, e a melhor maneira de usar a nosso favor.
Etapa 1 O progresso da contabilidade originou-se a partir da necessidade do homem administrar sua própria riqueza. A vida comunitária rompeu-se, e cada indivíduo gerava sua própria riqueza. Entretanto, o aperfeiçoamento foi crescendo, o hábito da troca de produtos foi dando lugar à utilização da moeda, conseqüentemente demandando maior controle da riqueza. Na antiguidade o homem nômade, sempre estava em busca de um novo lugar para adquirir a alimentação de sobrevivência. Não existiam capital, os bens restringiam-se na cultura de vegetais, caça e pesca. Nesta época o homem estava envolvido com a agricultura. À medida que aumentava o cultivo das terras, surgia à