José ewerton neto: vida e obra
José Robson dos Santos Souza.
Jucerlan dos Anjos Nunes
Graduandos do Curso de Letras Português da Faculdade Atenas Maranhense.
E-mail: joserobsonmissoes@hotmail.com
E-mail: nunes. elo@hotmail.com
RESUMO: Este artigo apresenta uma visão panorâmica da vida e obra de José Ewerton Neto, um dos maiores talentos da Literatura Maranhense contemporânea.
PALAVRAS - CHAVE: Literatura Maranhense; Poesia; Ironia; Prosa; Crônica.
O engenheiro, poeta, prosador e cronista José Ewerton Neto, nasceu na cidade de Guimarães no Maranhão. Após deixar sua terra natal Ewerton tem passagens por alguns estados do país como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Mas em 1988, decide retornar a São Luís, onde reside até hoje.
Dono de um toque refinado e eclético em sua produção literária, José Ewerton, desde menino já tinha admiração pelas letras, escrevia pequenos poemas e poesias, a literatura é de fato uma de suas maiores paixões. Membro da Academia Maranhense de Letras, José Ewerton Neto ocupa a cadeira n° 11. Suas principais obras são: Estátua da Noite e Cidade Aritmética de poesias.
Já no âmbito da prosa, José Ewerton decide explora uma ficção mais audaciosa e inusitada, suas produções são carregadas de doses leves de pura ironia, característica peculiar sua. Principais obras ficcionistas: o Prazer de Matar, A Ânsia do Prazer, O Menino que Via o Além, A Morte dos Mamonas Assassinas, Ei, Você Conhece Alexandre Guaracy?, e sua última obra literária publicada, o livro O Infinito em Minhas Mãos. A crônica é outro ramo da produção intelectual de José Ewerton.
Com o objetivo de apresentar ao leitor, possíveis elucidações do universo literário de José Ewerton, nos deteremos na obra ficcionista Ei, Você Conhece Alexandre Guaracy? O drama é dividido em três contos, marcados por um alto nível de tensão, que nos remete a uma perspectiva kafkiana.
Em recente palestra com alunos do Curso