Joseph Juran
Nascido na Romênia em 1904 em uma família simples, Juran teve um início de infância comum até 1912, quando sua família se mudou para Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, Juran passou a se destacar na escola, principalmente em matérias como matemática e física, além de ser um ótimo jogador de xadrez.
Em 1920, ainda muito novo, ingressou na universidade de Minnesota onde cursou Engenharia Elétrica. Quatro anos depois, já formado um engenheiro eletricista passou a trabalhar na Western Electrical Company, onde começou seu trabalho com qualidade. Com dois anos de empresa, Juran foi convidado a participar do Departamento de Inspeção e Estatística da empresa e passou a trabalhar com aplicação e disseminação de novas técnicas de controle estatístico de qualidade. Esse período lhe proporcionou uma ascensão meteórica na companhia.
Na década de 30 foi transferido para a sede da empresa em Nova Iorque e passou a visitar outras empresas ampliando seu conhecimento sobre a gestão da qualidade e contribuindo muito na formação de suas teorias. Durante este período também estudou direito.
Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Juran deixou a empresa e passou a trabalhar como consultor. Em 1951 publicou seu primeiro livro, o, muito famoso, Quality Control Handbook (Manual do Controle de Qualidade). Com o sucesso estrondoso do livro, Juran passou a ser conhecido em âmbito mundial e, em 1954, foi convidado pelo JESU (União de Cientistas e Engenheiros Japoneses) para ajudar com seus conhecimentos na reconstrução da economia japonesa, que foi muito abalada durante a guerra. No Japão, passa a lecionar em universidades e a dar palestras para diretores de grandes empresas japonesas.
Junto com Deming, é considerado o responsável pela recuperação e crescimento incrível de companhias e da economia japonesa.
Juran morreu em 2008, em Nova Iorque.
Obra de Juran:
Qualidade pode ser definida em dois conceitos: qualidade são aquelas