SUS- RELATORIO DE ATENDIMENTO
O SUS na Cidade de Socorro funciona relativamente bem, possui Clínicos Gerais todos os dias de plantão, tanto nos Postos de Saúde quanto, nos hospitais, e os Médicos de maiores complexidades atendem em alguns dias da semana, pois fazem rodízio entre os postos e o hospital.
Problemas com a superlotação, de filas que antes começavam a serem formadas as 4h, atualmente não acontecem mais, pois foi montado na Cidade uma Central de Agendamento para as consultas, exames e transporte, o que diminuiu o congestionamento de pessoas.
Para consultas com Clínicos Gerais, o prazo é em torno de uma semana e Médicos de maiores complexidades, como Dermatologistas entre 1 a 2 meses.
Os funcionários do SUS, expuseram a falta de verba, pois o Prefeito contrata os Médicos, mas estes não permanecem no Município pelo baixo salário, e a condução que vem do Estado é apenas Escolar, sendo imprópria para o deslocamento de pessoas que muitas vezes estão fazendo tratamentos muito intensos, e ate mesmo cirurgias, pois nem todos conseguem fazer o pedido dos carros da prefeitura, que deve ser feito com no mínimo 2 dias de antecedência, mas nem sempre consegue-se, alem de que,os motoristas das conduções mudam o trajeto para economizar com o valor do pedágio, dificultando ainda mais a vida dos passageiros. Imprudência são as maiores reclamações, como no caso recente do menino de 3 anos que foi picado por um escorpião e não tinha Soro no Hospital,pois este venceu e não foi pedido a reposição, o que causou o óbito da criança mesmo com todo o esforço do Medico.
Diagnósticos errôneos também são comuns, como o de uma Sra. que ficou dois dias no Hospital com supostos sintomas de caxumba, feito pelo cardiologista de plantão, e após os exames constatou que ela estava infartada, e como o de um Sr. de 78 anos que nunca teve alterações de Diabetes, e em uma consulta no posto foi encaminhado para internação no hospital e quando se repetiu o exame constatou