jornal o estado do maranhão em sua versão online... item 4
Capitulo 4
O site do jornal O Estado do Maranhão já existe há pelo menos 15 anos. Foi a primeira plataforma do Sistema Mirante voltada para internet. A produção de material para internet foi pela necessidade de expandir o mercado para o on line e também manter um arquivo on line do jornal.
A implantação do jornal O estado na internet foi devido a percepção do grupo em desenvolver a criação e manutenção de um site. O mercado exigiu a modernização, primeiro foi o jornal O Estado e em seguida a plataforma do Imirante, o site agregou a plataforma como outros seguimentos.
A metodologia de trabalho do site de O estado do Maranhão em restringir algumas matérias apenas para assinantes foi devido o site fazer parte de uma plataforma como o Imirante. Isso estimula o número de assinantes. Alexandre Bruno, jornalista e roteirista do site o Estado há 1 ano explica, que aos poucos algumas matérias são liberadas para o público em geral, principalmente na cartela que O Estado ocupa na página principal do Imirante.
As matérias que compõe as editorias que fazem parte do jornal impresso precisam do código de assinantes, no entanto, é introduzido um espaço chamado últimas noticías em que é disponibilizado na íntegra as matérias produzidas durante o dia, os factuais, as repercussões das notícias durante o dia.
O site criou uma politica voltada para a “venda” do site ao assinante no momento da assinatura. Para isso, foi necessário que oferecêssemos um curso ao setor comercial para estimular o acesso dos assinantes ao site de O Estado, o que nos últimos meses acelerou a venda em 30%. O número é bom, mas temos a clareza de que pode ser melhor e estamos a trabalhar em estratégias para isso. Vamos reformular o layout, agregar mais serviços, explica.
A tecnologia na internet é diferenciada e permite que o leitor do jornal O Estado acompanhe pelo site a galeria de fotos e vídeos em determinadas matérias, o que não