jornal história
EDIÇÃO ESPECIAL:
A Época em que Espanha
Dominou Portugal
CHARGES
Onde tudo começou
PORTUGAL SOB DOMÍNIO
Portugal e seu império colonial foram dominadas pela Coroa espanhola
Equipe INE
Em 1581, pelo Tratado de Thomar, instaurava-se a União Ibérica governada por uma monarquia dual que reinaria sobre o poder da Espanha e Portugal até 1640.
A União Ibérica significou o fim dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas permitindo a livre circulação luso-brasileira em terras espanholas.
A formação dessa união está relacionada com o fim da Dinastia de Avis, depois da morte de Dom Sebastião e de seu tio-avô. Assim o poder passou a Felipe II, rei da Espanha, assim houve também a unificação dos dois reinos: Espanha e Portugal.
Apesar de preparada pelo próprio cardeal-rei, a anexação do reino não se fez sem alguns protestos dos portugueses, mas que facilmente abafados pelos exércitos espanhóis, sob o comando do tremendo duque de Alba e, afinal, anulados pelo voto das cortes de Thomar (Portugal), a 19 de abril de 1581. A grande expansão que o reino teve por mais de um século trouxera como conseqüência o temido enfraquecimento do seu poder político e o grande vácuo que se instalou em seguida, ao seu período de mais vivo esplendor.
O domínio da Espanha aprofundou ódios antigos no coração dos portugueses e, enquanto tiveram de se
submeter à força, a alma nacional não se deixou abalar pelo governo que tinha plenos poderes sobre suas vidas. No primeiro instante que as circunstâncias permitiram a ressurreição da pátria toda à população ficou em delírio. Os historiadores de Portugal se referem com amargura ao período em que esteve o reino sujeito à tirania dos Felipes. Naturalmente, a situação em que se viram reduzidos a servos da coroa vizinha, a antiga rival na conquista do território, e sofrendo a prepotência dos agentes