Jornal de história
Ouro!
"Marinheiros veem de diversos lugares atrás do ouro"
Em nossas edições passadas relatamos a descoberta de grandes auríferos na América Portguesa, assim os tirando-os de uma grave crise que enfrentaram na época e tornando Portugal o maior produtor mundial de minérios. A principal característica das primeiras descobertas auríferas na região de Minas é o ouro de aluvião.
Encontrado praticamente na superfície, e não no subsolo, o metal era retirado muitas vezes das margens ou do leito dos cursos d'água, misturado á argila e á areia. As jazidas são exploradas de duas formas.
Nas lavras a produção era organizada em grande escala, com muitas pessoas e o uso de equipamentos sofisticados. Os faíscadores, por sua vez, realizavam uma extração mais rudimentar, com o uso de equipamentos simples como bateias, caumbis e almocafres. Pela facilidade de exploração, Marinheiros veem de diversos locais atrás de ouro, assim aumentando o fluxo causando o temor de despovoamento do reino.
Paulistas:"antigos exploradores"
Dois paulistas foram linchados em Arraial Novo, esse incidente acirrou o conflito entre os dois lados, isso deu origem á Guerra dos Emboabas.O paulista Manuel Borba Gato, representante do rei na área, expulsou Manuel Nunes Vieana. Este que foi aclamado governador pelos forasteiros, que assumiram o controle do lugar e passaram a perseguir os paulistas. Os conflitos se tornaram cada vez mais sangrentos, um grupo de paulistas foi atacado e dizimado após se render na Batalha do Capão da Traição. Com confrontos em diversos lugares, os paulistas sofreram sua segunda grande derrota no rio das Mortes, assim derrotados se afastaram aos poucos da região. o conflito entre paulistas e emboabas ser como pretexto para a ação da metropole, pois o governo para garantir a ação da metropole, pois o governo para garantir sua parte na exploração do ouro o governo precisava diminuir a inflencia dos paulistas