Joinville
...- Para começa vou falar sobre a bandeira de Joinville, que foi oficializada pela lei municipal nº 617, de 14 de junho de 1963. A bandeira de Joinville e composta de um campo azul natier, onde figura, ao centro, um losango na cor branca e, no meio está estampado o Brasão de Joinville, com suas cores próprias. Então, chegamos agora a um ponto muito importante, o Brasão de Joinville. Foi criado em 27 de maio de 1929, após algumas mudanças sua ultima restauração foi em 1998 digitalmente pela fundação IPPUJ.
...- O Brasão de Joinville é formado pela Coroa Mural, 1º Quartel, 2º Quartel, 3º Quartel, 4º Quartel, Escudete Central, Base do Escudo Principal e o Listel da Base do Escudo Principal. Bom a Coroa Mural com escudete em formato português simbolizando a sagrada escritura e o bordão de peregrino de São Francisco Xavier lembrando a ação evangelizadora desse santo missionário escolhido pároco da cidade de Joinville. Esse conjunto tem a maiúscula romana “I” que traduz o “Vai” com que santo Inácio de Loyola, mandou que São Francisco Xavier fosse servir nas missões do Oriente.
...- Já no 1º Quartel estão gravadas as armas do Brasil Império, criadas em 18 de setembro de 1822 por Dom Pedro I com destaque para esfera armilar atravessada por uma cruz da ordem de Cristo, circundada de dezenove estrelas, lembrando a origem da Princesa Dona Francisca, da coroa Imperial Brasileira, que em 1843 contraiu núpcias com o Príncipe de Joinville, da casa Real Francesa, de cujo consórcio resultou a fundação da cidade de Joinville.
...- O 2º Quartel tem o emblema usado pelo Príncipe de Joinville membro destacado da família d´Orleans, compondo-se de três flores de Lis em posição triangular e o lambel. Já o 3º Quartel tem uma Cruz Helvética e o Leão Norueguês, símbolos extraídos da Armas da Suíça e Noruega. E o 4º