John watson
“SOMOS O RESULTADO DO MEIO EM QUE VIVEMOS E DO MODO COMO NOS EDUCAM”
12ºD | John watson e a perspectiva behavorista |
* Psicólogo norte-americano nascido em 1878, em Greenville (Carolina do Sul) e morreu em 1958. * Grande defensor da importância da observação dos comportamentos animais nas suas pesquisas científicas, Watson trabalhou igualmente sobre os comportamentos infantis, área quase virgem na época, efetuando um conjunto de experiências cujos resultados publicaria em 1918, na obra Psychological Care of Infant and Child (1918). * A vida académica de Watson terminaria de forma abrupta, em 1920, após o seu divórcio e segundo casamento serem rodeados de grande polémica e escândalo público. John Broadus Watson dedicar-se-ia, então, a uma carreira empresarial em publicidade, vindo a falecer em 1958, na cidade de Nova Iorque. * Watson é considerado o pai da psicologia científica ao demarcar-se de forma radical de toda a psicologia tradicional, que tinha por objeto o estudo da consciência. * Watson não nega a existência da consciência, porém, defende que a análise dos estados de espírito, bem como a procura das suas causas, só pode interessar ao sujeito no âmbito da sua vida pessoal.
Behaviorismo é a corrente da psicologia que defende o emprego de procedimentos estritamente experimentais para estudar o comportamento (conduta), considerando o ambiente como um conjunto de estímulos.
Com isso, o comportamento é, para Watson, toda e qualquer resposta observável de um organismo a um determinado estímulo. De forma mais completa e precisa, o comportamento é, na prespectiva behaviorista, o conjunto de respostas observáveis a estímulos igualmente observáveis provenientes do meio em que um organismo se insere.
Esse estímulo é qualquer impressão\ dado proveniente do meio ambiente em que alguém vive (Por exemplo, o choro de um bebé, as palavras ditas neste texto são exemplos de