John donne
Este trabalho se concentrará em demonstrar a vida e principais escritos de John Donne.
-------------------------------------------------
BIOGRAFIA
Nascido em 1572, em uma família católica, John Donne foi filho de um comerciante de ferragens, também chamado John Donne, e de Elizabeth Heywood, filha de um escritor elisabetano menor, JohnHeywood. Donne recebeu sua primeira educação provavelmente de um tutor, ingressando mais tarde em Hart Hall, na Universidade de Oxford, já aos doze anos, juntamente com seu irmão Henry, provavelmente com onze. Ambos eram aproximadamente quatro ou cinco anos mais jovens que a maioria dos outros estudantes. Assim, mesmo para a época, era um início prematuro. Contudo, havia uma razão para isso. Aos dezesseis anos, os universitários deviam respeitar o Ato de Supremacia (“Pact of Supremacy”), pelo qual se confirmava Elizabeth como verdadeiro chefe da Igreja na Inglaterra. A fim de evitar algo que seria inadmissível para um católico – negar a autoridade papal –, a mãe de
Donne provavelmente procurou que seus filhos obtivessem um diploma antes de atingirem a idade em que deveriam prestar o Ato de Supremacia. No entanto, devido à mesma lei, Donne teve de deixar a universidade, em 1588, sem diploma. O “Ato de Supremacia” foi uma das muitas iniciativas político-religiosas da reforma que irrompera na Inglaterra anos antes.
Os católicos que não aceitavam o Ato de Supremacia eram chamados de “recusantes” (recusants). Inicialmente, a Rainha aceitou coniventemente que os recusantes lhe jurassem lealdade como chefe político, apesar de aceitarem apenas o Papa como autoridade religiosa. Todavia, a sua postura tolerante foi abandonada quando o Papa a excomungou em 1570. A insurgência dos recusantes inconformados em serem governados por uma herege forçou a coroa a decretar uma série de leis anti-católicas e a dispensar tratamento brutal entre os recusantes fiéis ao papado, que eram constantemente vigiados.
Os universitários