Johann Strauss II
Aspectos Gerais e Economia
A África do Sul é o país mais rico e com maior importância geopolítica do continente africano. Tendo sua população total de 44,8 milhões de habitantes;
Marcada pela desigualdade social e racial herdada do período apartheid que foi um sistema onde manteve o poder econômico e político nas mãos da população (minoria 12%) branca. Apesar do termino da apartheid hoje os brancos ainda constituem a elite econômica do país;
A expectativa de vida na África do Sul é de 50 anos e apenas 82% da população acima de 15 anos de idade são alfabetizados;
Johanesburgo é a capital do país, sendo a maior metrópole e principal centro financeiro comercial e de serviços da África do Sul.
Importância Geopolítica
Economia mais diversificada e industrializada da África;
Grande exportador de recursos minerais;
Forças armadas mais sofisticadas do continente africano e domínio da tecnologia nuclear;
Único país africano banhado pelos oceanos Atlântico e Índico (Cabo da Boa Esperança), área de grande importância pelo fato de ser rota do comércio marítimo internacional.
Os Principais Fatores Econômicos
Agronegócio: Produção agrícola diversificada, visando que em algumas áreas a agricultura é moderna e mecanizada. Principais produtos: trigo, cana-de-açúcar, uva e vinho.
Indústria: Nas regiões de Johanesburgo (capital), Cidade do Cabo, Port Elizabeh e Durban, observamos que os ramos mais importantes de indústria variam entre automóveis, mecânica, metalurgia, siderurgia química, petroquímica e indústria bélica.
Mineração e Energia: Uma das maiores potencias no setor de mineração, destacando as empresas Anglo-Americana e a De Bears. Grande exportador de ouro, diamantes, manganês, cobre, platina, urânio, tungstênio (elemento químico), carvão mineral e cromo, lembrando que o país depende de importações de petróleo.
Turismo: Tanto turismo de negócios e convenções, quanto turismo de balneário e ecoturismo são de grande