Jogos
O plano de contingência também prevê o decreto de ponto facultativo para servidores públicos municipais e extensão dos horários das faixas exclusivas de ônibus para o dia inteiro - normalmente, eles funcionam nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h.
A ideia inicial da prefeitura era decretar feriado neste dia e em outros dias de jogo do Brasil, mas a medida foi barrada na Câmara. Com isso, a administração municipal traçou um plano de contingência junto com o Comitê Paulista da Copa e com o governo estadual.
Na parte do governo, haverá um trabalho de maior sinalização e mais profissionais disponíveis para orientar os usuários de metrô nas estações Sé, República e Luz. O objetivo é aumentar a orientação às pessoas que vão ao estádio do Itaquerão e também às pessoas que estarão buscando alternativas aos pontos mais agitados.
A cidade de São Paulo ganhará sinalização especial apontando as mudanças no trânsito. Normalmente, o rodízio de veículo funciona entre as 7h e as 10h e das 17h às 20h. No caso, de segunda, ele restringe a circulação de veículos com placas de final 1 e 2.
Na última terça-feira (17), quando o Brasil jogou contra o México, em Fortaleza, o congestionamento em São Paulo chegou a 302 km às 15h, uma hora antes da partida do Brasil. O recorde histórico é de 344 km, atingido às 19h de 23 de maio, quando a cidade enfrentou um dia chuvoso.
Com o decreto de feriado, a prefeitura esperava impedir o mesmo problema na segunda, quando o Brasil joga contra Camarões, às 17h, em Brasília. No mesmo dia haverá ainda jogo entre Holanda e Chile, às 13h, no Itaquerão, na zona leste de São Paulo, o que deve prejudicar o trânsito na capital paulista.
© 2000 – 2014.