Jogos
História Nessa brincadeira, todo mundo ficava com medo de se "queimar". Para o jogo ficar mais divertido, imaginávamos que o objeto, quando repassado estava mesmo quente. Entre gritos de alegria e risos, a batata quente ajuda na concentração e interação entre as crianças pequenas.
Origem
Não se sabe ao ceto sua origem. Mas a brincadeira era muito jogada no século XIX. O objeto utilizado era o mesmo formato que o Spudsie (boneco utilizado na brincadeira americana, chamada Hot Potato). Nele havia um timer de contagem regressiva e musical.
Objetivo da brincadeira Mostrar agilidade dos participantes
Faixa etária Apartir de 5 anos
Regras
As crianças se sentam no chão em formato de círculo. Uma pessoa fica ao lado de fora cantando a música “batata quente, quente, quente,...”. Ela pode continuar quanto tempo a pessoa quiser. Durante a música, as crianças seguram uma batata e repassam-na para outra. Conforme a agilidade da música, eles deverão seguir o mesmo ritmo.
Se a música ficar mais rápida, a velocidade de passar a batata aumenta, se ela diminuir a velocidade diminui. Quando a pessoa que canta gritar “QUEIMOU”, a pessoa que segurou por último a batata é eliminada. Ganha quem ficar por último na roda. Para a batata.
Adaptação A brincadeira pode ser adaptada conforme a criatividade e necessidade do grupo. O objeto a ser repassado não precisa ser uma batata realmente, pode ser uma bola macia, um brinquedo ou outro objeto qualquer.
Em relação a múscia, pode ser ligado um rádio em uma canção qualquer e quando a música parar quem esta com a batata ou outro objeto a ser usado na brincadeira, acaba saindo da brincadeira. Pode-se também a pessoa estar de costas para o grupo e ficar em silencio e em determinado momento pode dizer batata quente e o participante onde parou a bola, sai da brincadeira.
http://www.sempretops.com/diversao/brincadeira-batata-quente/
Nome da brincadeira: Stop