Jogos
Os jogos facilitam os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, despertando a valorização da criatividade, sensibilidade, afetividade tornando a prática pedagógica prazerosa e dinâmica. Como se observa o jogo é um estímulo tanto para o desenvolvimento do intelecto da criança quanto para sua relação interpessoal, fundamental para o processo de aprendizagem infantil. Os jogos são instrumentos que auxiliam o professore a promover preventivos de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. Acredita - se que ao brincar, a criança se apropria de vários conteúdos, mas, sobretudo, aprende sobre a dimensão humana.
Ele tem um papel de extrema importância no desenvolvimento infantil, é uma das maneiras mais naturais que a crianças tem de conhecer a realidade do mundo em que vivem. É fundamental para despertar o interesse da criança, pois na medida em que vai jogando descobre situações onde têm que enfrentar obstáculos e conviver em sociedade elas vão conhecendo possibilidades e desenvolvendo assim sua autoconfiança.
Nos jogos as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, imitação, memória, imaginação, permitem que o grupo estruture, que as crianças estabeleçam relações de troca aprendam a esperar sua vez, e acostume-se a lidar com regras, tendo a consciência que podem ganhar ou perder. O jogo proporciona um grande valor educativo, pois satisfaz as necessidades de cada criança é um espaço no qual se pode observar a coordenação de cada um e os objetos manipulados o que eles