jogos paraolimpicos
O presente trabalho é sobre Jogos Paraolímpicos (ou Paralímpicos), mais concretamente sobre como funcionam.
O objetivo do trabalho é mostrar mais sobre os Jogos Paraolímpicos que são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência e apresentar seu histórico, incluindo quais modalidades são apresentadas. Os Jogos incluem atletas com deficiências física(de modalidade, amputações, cegueira ou paralisía cerebral), além de deficientes mentais.
A metodologia utilizada foi a pesquisa computadorizada, que possui várias apresentações aprofundadas sobre o tema abordado.
Jogos Paraolímpicos (ou Paralímpicos) Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados. A semelhança com as Olimpíadas não termina por aí: os Jogos ocorrem no mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados logo após o seu encerramento. As únicas exceções ocorridas se deram nas edições de 1968, 1972, 1980 e 1984, por motivos distintos.
Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea. Esse é considerado um marco do desporto adaptado. Após esse período, outros jogos foram organizados no mesmo local, porém, começava a reunir atletas de outros lugares para também