Jogos geograficos
Introdução
A Geografia, ou ciência que estuda a Terra e a sua relação com os habitantes da mesma tem como principal objetivo o estudo de suas variantes sociais, políticas, econômicas, humanas e geográficas. Uma disciplina que engloba consegue uma "gama de desafios" perante a busca da compreensão pelos alunos e educadores. E o desafio maior deste projeto é fazer com que os alunos tenham vontade de aprender a disciplina de forma lúdica, focada em um aprendizado mais direto e envolvente, por meio de jogos. A utilização de jogos na Geografia proporcionará um espaço de encontro, inclusão e de trabalho, além de cooperar com o desenvolvimento do aluno, pois trabalha sua capacidade de imaginar, de planejar, de criar situações adversas, de atuar, de encontrar soluções, de construir, de interagir, de criar regras, de aceitar normas e até de se auto avaliar. Por isso, o jogo se constitui como um bom recurso didático-pedagógico, tornando-se uma ferramenta a mais e muito útil no processo educacional.
Lendo o mapa
A viagem confirma: outros estiveram aqui e você veio vê-los, em confiança, e agora se move nas curvas e no relevo suave. Você pratica primeiramente os nomes, antes de chegar aos lugares.
Depois, diante da cidade, começa a pensar nos romanos com sutileza acintosa: afinal, quem mandou matar e erguer o Império, e profanar todos os dias?
Procura um aqueduto ou a estátua, e tudo estará ali, reunido, no ponto colorido sob os dedos. Mas a vontade de viajar dardeja ainda mais, e um traçado contínuo vai afastando o tempo e o espaço. Uma lagoa à direita ficará para depois, irremediável e incrustada no papel como um amuleto.
Você alcança outras zonas com estratégia, e vai construindo a sua chegada como o peão que avança o cavalo na casa do bispo. Há muito tempo você vigiava esse contorno em azul metileno e à tarde está dentro dele: um animal solto no vilarejo? Mas nem apontam quando você