JOGOS EMPRESARIAIS TANIA
Os jogos de empresa são de grande importância nos programas de treinamento das instituições. Os jogos de empresa desenvolvidos a partir de simulações de situações reais possibilitam que o “jogador” desenvolva habilidades através dessas atividades, que acabam por proporcionar a internalização do conhecimento através da vivência.
As novas tendências da educação moderna, que privilegiam a abordagem centrada no participante, podem fazer com que os jogos empresariais venham a ser mais importantes. O Jogo Empresarial é uma atividade que simula a realidade voltada para o mundo dos negócios. Pressupõe um desafio, tendo regras claras e objetivas a serem cumpridos, onde os participantes podem ou não competir. O jogo reflete muito do comportamento real do indivíduo, mesmo que seja a simulação de uma situação problema.
O trabalho buscará mostrar a importância desta ferramenta para as empresas, enfocando seu surgimento, raízes históricas, bem como sua utilização como método de ensino na gestão de pessoas. 2. SURGIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS NO BRASIL
No Brasil, a simulação gerencial chegou na década de 70, mas, até recentemente, seu uso esteve restrito a poucas instituições. A intensificação do uso da simulação gerencial ocorreu a partir da metade da década de 90, principalmente depois que o MEC sugeriu a introdução de metodologias alternativas ao ensino/aprendizagem nos cursos de nível superior. Outro fator que também ajudou a alavancar a utilização da técnica no país foi o desenvolvimento de simuladores comerciais no mercado brasileiro, facilitando a aquisição por parte das instituições de ensino.
Atualmente as simulações empresariais são um importante instrumento de treinamento e desenvolvimento de habilidades gerenciais (SAUAIA, 1995, p. 8).
3. CARACTERISTICAS
As diferenças entre os grupos e participantes já são suficientes para torná-los diferentes de um curso para outro, visto que os aspectos de comportamento humano dos membros dos grupos serão