JOGOS EDUC AS1 Edilson Silva pptrabfeitos
2132 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOUNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Licenciatura em Computação
Disciplina: Jogos Educacionais
Aluno: Edilson Silva
1ª Atividade
1. Atualmente os jovens enxergam a escola como desconexa de sua realidade, jovens acostumados com a utilização de tecnologias e artefatos que estimulam múltiplos sentidos como vídeo, música, animações, jogos. Professores costumam não falar a “linguagem dos nativos”. Comente essa afirmação, descrevendo como isso ocorre em sala de aula, dê seu ponto de vista e possíveis soluções para este problema. Obs: para facilitar leiam o texto da Luciana Barbosa.
Resposta:
Os alunos multitarefas acostumados com o seu mundo digital, onde desenvolvem diversas atividades ao mesmo tempo, onde o seu cérebro vive em constante alta rotação, fazendo tarefas, assistindo vídeos, TV, fazendo download e upload de vídeos e de diversas mídias, teclando com os amigos em salas de bate-papo, isso tudo simultaneamente, quando chegam na escola levam um choque, pois é outro mundo.
O ambiente escolar baseado em um sistema de ensino arcaico desatualizado para os dias de hoje, onde tudo praticamente evoluiu, as comunicações, as relações, dentre outras coisas, eles se veem perdidos e desconectados. Os professores, imigrantes digitais, não conseguem se adaptar à nova realidade, ao mundo tecnológico e aos novos alunos. Os alunos se sentem engessados e consequentemente indispostos dentro do ambiente de ensino sem atrativos, sem estímulos.
Acredito que deve ser feita uma ampla reformulação do modelo de ensino atual, que a escola deve se adequar ao novo tempo, às tecnologias, devem usufruir dos recursos disponibilizados pelas TICs para satisfazer o novo modelo de aluno que estão recebendo.
As escolas devem disponibilizar os dispositivos necessários para que possam acessar os recursos tecnológicos que há em disponibilidade e os professores devem se adaptar e se atualizar para que possam construir juntamente com os novos alunos uma