Jogos cooperativos
Introdução
Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente, pois as pessoas estão mais livres para se divertir.
Jogar cooperativamente é reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
Jogos cooperativos
Na teoria dos jogos, um jogo cooperativo é um jogo onde um grupo de jogadores são instruídos a demonstrar comportamento cooperativo, transformando o jogo em uma competição entre grupos ao invés de uma competição entre indivíduos. Um exemplo desse tipo de jogo é o jogo de coordenação, onde os jogadores precisam entrar em um consenso sobre o processo de decisão.
O conceito de jogos cooperativos, tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação o movimento e a diversão.
Nos jogos cooperativos o confronto é eliminado e joga-se uns com os outros, ao invés de uns contra os outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa, agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da